INSTRUÇÕES PARA A APLICAÇÃO E PONTUAÇÃO DO MINIEXAME DO ESTADO MENTAL

https://drive.google.com/open?id=134lcSnSHktCzCOrw6ue2j4XFnKBGfNsM
Comece explicando que vai fazer um teste rápido de memória e orientação, que servirá como preparo para o paciente em relação ao conteúdo do teste.

ORIENTAÇÃO TEMPORAL – pergunte: “Qual é a data?”. Provavelmente serão ditos dia do mês e o mês. Pergunte pelo dia da semana e ano. Certifique-se que nenhum relógio está visível e pergunte: “Sem olhar no relógio, que horas são?”. Considere correto até uma hora a mais ou a menos em relação à hora real. Um ponto para cada reposta correta.
ORIENTAÇÃO ESPACIAL – pergunte: “Que lugar é este?”, apontando com o indicador para baixo, indicando o local especifico (consultório, enfermaria, etc.). Em seguida pergunte “que lugar é este?”, fazendo um gesto circular, para indicar o local genérico (clínica, hospital, etc.). Na sequencia pergunte pelo bairro ou uma rua próxima ao local de exame, cidade e estado. Um ponto para cada reposta correta.

MEMÓRIA IMEDIATA – diga: “Vou falar três palavras que o sr.(a) vai repetir em seguida e repetir de novo daqui a pouco”. Diga três palavras não relacionadas (p. ex. pêra, mesa e centavo) no ritmo de uma palavra por segundo. Dê um ponto para cada palavra repetida. Caso não sejam repetidas as três palavras, diga novamente e peça para repetir, mas sem contar pontos desta vez.

ATENÇÃO E CÁLCULO – pergunte: “Quanto é 100 – 7?”. Se a resposta for correta peça para subtrair 7 do resultado. Caso seja incorreta aguarde um momento em silêncio. Se houver correção espontânea considere como certo e vá em frente. Se não houver, corrija e continue até completar 5 subtrações. Um ponto para cada reposta correta. Alternativamente diga: Gostaria que dissesse a palavra ‘mundo’ letra por letra, mas de trás para diante, começando pela letra “o”. Um ponto para cada letra não posição correta.

MEMÓRIA DE EVOCAÇÃO – diga: “Lembra daquelas palavras que foram repetidas? Gostaria que fossem repetidas novamente”. Um ponto para cada palavra correta.

LINGUAGEM – mostre um relógio e uma caneta e pergunte o nome. Um ponto para cada reposta correta. – Diga: “Repita comigo: Nem aqui, nem ali, nem lá”. Um ponto se corretamente repetido. – Diga: “Faça exatamente como eu falar: -pega este papel com a mão direita, dobre ao meio e coloque no chão”. Em seguida coloque uma folha de papel sobre a mesa em frente ao paciente. Um ponto para cada etapa correta. – Diga: “Vou mostra uma coisa para o sr.(a) ler e fazer. Estou pedindo uma coisa por escrito”. Mostre a frase “Feche os olhos”. Um ponto se os olhos forem fechados. – Diga: “Quero que escreva uma frase. Tem que ter começo, meio e fim. Pode ser um pensamento, alguma coisa que o sr.(a) fez hoje, o que o sr.(a) quiser, mas tem que ter começo, meio e fim”. A explicação é necessária porque a resposta a um simples “Escreva uma frase” pode ser escrever o nome. Um ponto se a frase for inteligível. Não considere erros de ortografia ou concordância. – Diga: “Copie este desenho” e mostre dois pentágonos superpostos. Um ponto se desenhar duas figuras com 5 ângulos que se sobreponham por um deles.

Para pessoas com mais de 8 anos de escolaridade, o escore mínimo esperado é 24. Um escore abaixo deste valor não necessariamente indica confusão mental, mas indica necessidade de avaliação mais detalhada.

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